Rei Ekuikui VI lança livro que explora a hegemonia do Mbalundu

Sob a chancela da editora “Alupolo” e da Brigada Jovem de Literatura (BJLA), o livro tem 122 páginas e uma tiragem inicial de mil exemplares. O autor, Rei Ekuikui VI, destaca a originalidade dos fatos enquanto soberano no centro do país.

A obra explora várias facetas do Reino Mbalundu, oferecendo insights sobre a tradição e deixando um legado da vida no reino. Seu lançamento coincide com as festividades do 48º aniversário da Independência Nacional, celebrado em 11 de novembro de 1975.

Em entrevista à Angop, o Rei Ekuikui VI Tchongolola Tchongonga explicou que o objetivo do livro é resgatar hábitos e costumes dos povos, proporcionando à nova geração um conhecimento autêntico da história dos povos que compõem Angola.

O soberano enfatizou a importância de resgatar o hábito da leitura, enfatizando que a publicação de livros é crucial para esse fim. Com formação em Direito Costumeiro, o Rei é fluente em francês, português, inglês e umbundu, a língua oficial do Reino do Mbailundo.

Ekuikui VI é o 37º soberano do Reino do Bailundo, pertencente à linhagem de Ekuikui, sendo o primeiro neto legítimo matrilinear do falecido Rei Augusto Katchitiopololo (Rei/SOMA Ekuikui IV).

O Reino do Bailundo foi estabelecido durante o reinado de Ekuikui II, de 1876 a 1890, com uma corte de 37 membros. Originário das terras do Cuanza Sul, o Rei Katyavala I fundou o reino nas cercanias das montanhas de Halavala.

Antes do século XVII, o reino permaneceu fora do domínio colonial. Em 1770/71, Portugal estabeleceu presença com a designação de um juiz, aumentando para um capitão-mor em 1885. Ekuikui II foi um diplomata hábil, promovendo a paz e incentivando a agricultura. Após sua morte, o Bailundo enfrentou conflitos que culminaram na subjugação do planalto central em 1902.

Outros soberanos que reinaram no Bailundo incluem Jahulo I, Samandalu, Tchingui I, Tchingui II, Ekuikui I, Numa I, Hundungulo I, Tchissende I, Jungulo, Ngundji, Tchivukuvuku Tchama Tchongonga, Utondossi, Bonji, Bongue, Tchissende II, Vassovava, Katiavala II, Ekongoliohombo, Numa II, Moma, Kangovi, Hundungulo II, Mutu Ya Kevela (vice-rei), Tchissende III, Jahulo II, Mussitu, Tchinendele, Kapoko, Numa II, Pessela Tchongolola e Ekuikui III Ekuikui IV.

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Responder agora
Enviar mensagem
Olá,
Como podemos ajudar?